
Implantando no ano de 2017, o Instituto de Arte e Cena de Maringá é atualmente uma referência no município de Maringá, no Estado do Paraná, ao que se refere à promoção da arte, notadamente as artes cênicas, para adolescentes e jovens do município.
Amparado pela Lei 8.313/91 nos incisos I, IV e III do Art. 1º e em seu Art. 3º, incisos II e IV , letras "c", "e" e "a", respectivamente, e devidamente enquadrado em seu Art. 18; implementamos o Projeto Arte em Cena, que tem atendido de forma gratuita, com aulas de iniciação às práticas de Artes Cênicas, com foco no Teatro e Dança, à alunos da rede pública do município de Maringá/PR, com número de vagas para 30 alunos em cada uma das práticas, perfazendo um total de 60 alunos atendidos.
Pelo fato das atividades serem realizadas em período de contra turno escolar, a frequência às aulas práticas e teóricas do Projeto são altamente satisfatórias, atingindo resultados que podem ser mensurados no desempenho dos alunos em atividades de mensuração aplicadas a cada período de avaliação.
Em 09 de Agosto de 2021, o Instituto de Arte e Cultura de Maringá ganhou o Diploma de Utilidade Pública outorgado pela Prefeitura do Município de Maringá, Estado do Paraná, na forma da Lei Municipal nº 11.313/2021.
O Diploma foi recebido pela Presidente do Instituto, Lea Marcia Balzanello de Freitas, em uma cerimônia que ocorreu na Câmara Municipal, entregue, na oportunidade, pelo vereador Maninho.
No dia 30 de Novembro de 2023, no Teatro Sesc-PR, em Maringá/PR, o IACM recebeu a Certificação do Programa Selo Social por integrar 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU) em suas ações.
SOBRE NÓS
DIRETORIA
LEA MARCIA BALZANELLO DE FREITAS
Presidente
MÔNICA BALZANELLO DE FREITAS
Vice Presidente
NEVALI BALZANELLO
Tesoureiro
NEILA RAQUEL BOMBA
Segundo Tesoureiro
PAULO CÉZAR MARINELLI
Secretário
RODRIGO FERREIRA DAVID
Segundo Secretário
CONSELHO FISCAL
Emerson Arantes Barison
Matheus Dembogurski Bonifácio de Souza
Márcio da Silva Nalon